Serviços oferecidos pelo escritório
Com o objetivo de trazer segurança às edificações do Estado, oferecemos serviços voltados para as áreas de inspeção predial e prevenção contra incêndio, incluindo projetos, execução de melhorias, treinamentos e venda de equipamentos.
Segundo a Lei Estadual nº 14376, de 2013, todas as edificações do Rio Grande do Sul, sendo instalações comerciais, industriais, públicas e edifícios residenciais com mais de uma economia e mais de um pavimento, são obrigadas a providenciar o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), e renová-lo a cada 5 anos.
Esse plano possibilita a emissão do Alvará de Proteção Contra Incêndios, e deve ser realizado por profissional habilitado.
Complementar ao processo de elaboração do PPCI, o Plano de Emergência deve ser realizado de acordo com a NBR nº 15219, de 2020. Ele envolve a elaboração de procedimentos e instruções de segurança a serem seguidos em situações de emergência.
Além da venda, realizamos a instalação de equipamentos de combate a incêndio, como extintores de incêndio, placas de sinalização de emergência e fitas antiderrapantes e fotoluminescentes.
Empresas e edifícios multifamiliares com mais de dois pavimentos devem possuir uma Brigada de Incêndio treinada segundo a Norma NBR 14276, para auxiliar o combate a incêndio e evacuação da edificação em situações de emergência.
Vendemos equipamentos de combate a incêndio, e itens necessários para adequação de PPCI, como extintores de incêndio, placas de sinalização de emergência e fitas antiderrapantes e fotoluminescentes.
Segundo a Portaria nº 24 do Ministério do Trabalho e Emprego, todas as empresas devem ter pelo menos um profissional certificado como socorrista, capacitado para agir da forma correta em situações de emergência dentro do ambiente de trabalho.
Segundo o Decreto n° 18574, de 2014, e a Lei Complementar nº 806, de 2016, todas as edificações de Porto Alegre, sendo multifamiliares e com mais de dois pavimentos, devem realizar o Laudo Técnico de Inspeção Predial, e renová-lo a cada 5 anos.
Esse laudo atesta a respeito das condições de segurança e estabilidade dos edifícios, e deve ser realizado por profissional habilitado.
O Laudo de Fachada consiste na inspeção do estado dos revestimentos externos da edificação, para identificar qualquer anomalia ou defeito nos revestimentos.
Ele possibilita avaliar riscos e a necessidade de manutenção, bem como a causa das manifestações patológicas.
O Laudo Elétrico é um documento que atesta a conformidade das instalações elétricas da edificação com a NBR 5410 - Instalações Elétricas de Baixa Tensão.
De acordo com a Lei Municipal nº 6.323/88 e o Decreto nº 9.425/89O, o Laudo de Estabilidade Estrutural deve ser apresentado a cada três anos.
Ele consiste na inspeção do estado das sacadas e marquises, para identificar qualquer anomalia ou defeito na sua estrutura, fixação ou revestimento, possibilitando avaliar riscos e a necessidade de manutenção, bem como a causa das manifestações patológicas.
O Plano de Manutenção e Reforma é um documento contendo instruções para a correta utilização, manutenção e substituição dos elementos que compões uma edificação.
Feito para garantir o uso correto das instalações, facilitar os trabalhos de substituição e reparos, prever gastos necessários e minimizar perdas.
Segundo a NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, e a Lei Complementar nº 678, de 2011, todas as edificações de Porto Alegre devem prever medidas para facilitar o acesso e garantir o conforto das pessoas que utilizam o espaço.
Envolve o projeto de rampas de acesso, piso tátil, dimensionamento de circulações e previsão de mobiliário e equipamentos acessíveis.